window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.atualizamg.com.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Ouro do núcleo da Terra está 'vazando' para a superfície; entenda | aRede
PUBLICIDADE

Ouro do núcleo da Terra está 'vazando' para a superfície; entenda

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Göttingen, na Alemanha, ajudará os cientistas a entender a origem dos metais preciosos

Ouro do núcleo da Terra está 'vazando' para a superfície
Ouro do núcleo da Terra está 'vazando' para a superfície -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Göttingen, na Alemanha, com auxílio de cientistas britânicos e norte-americanos, revelou que metais preciosos, entre eles, o ouro, estão “vazando” do núcleo da Terra e subindo até a crosta terrestre. Além de ouro, platina e rutênio estão entre metais nobres vazados. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature em 21 de maio.

“Quando os primeiros resultados chegaram, percebemos termos literalmente encontrado ouro. Nossos dados confirmaram que material do núcleo, incluindo ouro e outros metais preciosos, está vazando para o manto terrestre”, afirma o autor principal do artigo, o geoquímico Nils Messling, em comunicado.

Conforme os cientistas, mais de 99% do ouro terrestre está concentrado no núcleo metálico. Para se ter uma ideia, se fosse trazida à superfície, a quantidade cobriria toda a Terra com uma camada de 50 centímetros do metal precioso.

A equipe de pesquisa descobriu que os metais nobres chegam à crosta terrestre vindos do núcleo, a parte mais profunda do planeta, mediante um processo demorado chamado convecção do magma.

Rutênio é a chave para descoberta - Os pesquisadores analisaram rochas vulcânicas do Havaí, nos Estados Unidos, que vieram de regiões profundas do manto. Nelas havia rutênio, um elemento químico pesado, precioso e parecido com platina.

Novo estudo revela a presença de uma grande quantidade de ouro no interior da Terra
Novo estudo revela a presença de uma grande quantidade de ouro no interior da Terra |  Foto: Divulgação.

O rutênio do núcleo possui isótopos ligeiramente diferentes das variantes do metal encontradas no manto normal e, para detectar a origem da substância, os cientistas desenvolveram novas técnicas de análise. Os testes provaram que ele vazou do núcleo para o manto e, posteriormente, para a crosta.

O elemento químico nobre estudado faz parte de um grupo de metais chamados siderófilos e todos eles, incluindo o ouro, foram parar no núcleo quando a Terra era jovem e primitiva. Segundo os cientistas, se o rutênio está vazando do núcleo, outros metais como o ouro também estão.

“Nossas descobertas mostram que o núcleo da Terra não é tão isolado quanto se supunha anteriormente”, diz o coautor e geoquímico Matthias Willbold.

Novos desdobramentos podem surgir após o estudo alemão, ajudando a comunidade científica a entender como metais preciosos chegam à costa terrestre, além de compreender como esse processo funciona em outros planetas.

Com informações de: Metrópoles.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right