window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.atualizamg.com.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Jornalista Eugênio Bucci toma posse na Academia Paulista de Letras | aRede
PUBLICIDADE

Jornalista Eugênio Bucci toma posse na Academia Paulista de Letras

Professor do curso de Jornalismo da UEPG acompanhou a cerimônia do evento

Ao centro Eugênio e à direita o professor da UEPG
Ao centro Eugênio e à direita o professor da UEPG -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na última quinta-feira (3), às 18h, o jornalista Eugênio Bucci tomou posse na Academia Paulista de Letras (APL) sob saudação de Celso Lafer, jurista e ex-ministro das Relações Exteriores brasileiro. Bucci a a ocupar a cadeira de número 12 por méritos como o de ser um dos grandes textos da imprensa brasileira.

Bucci possui colaboração para o jornalismo brasileiro em diferentes frentes – professor, pesquisador e servidor público. É autor de livros na discussão de 'Ética e Imprensa', 'Comunicação Pública' e 'Desinformação'. A exemplo dos títulos 'Sobre ética e imprensa', 'A imprensa e o dever da liberdade', 'Em Brasília 19h', 'O Estado de Narciso' e 'Incerteza, um ensaio', sendo este vencedor do Prêmio Jabuti 2024.

Imagem ilustrativa da imagem Jornalista Eugênio Bucci toma posse na Academia Paulista de Letras
 

Bucci atua como professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Foi orientador da tese escrita por Ben Hur Demeneck, professor colaborador do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 'Jornalismo transnacional: prática, método e conceito' é um estudo pioneiro sobre jornalismo transnacional. Demeneck também foi o primeiro dos seus orientandos de doutorado na ECA-USP a defender e aprovar tese, em 2016. 

Para Demeneck, a cerimônia tem um peso simbólico de recordar os contemporâneos da relevância do jornalismo na valorização da língua portuguesa, e na promoção da leitura e da literatura. “Professor Eugênio é mais que um jornalista, é também um pensador e um artista da palavra”, resume Demeneck sobre a posse na APL como um prêmio por uma trajetória intelectual marcada pelo pensamento crítico e qualidade estética.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right