Empresas precisam se adaptar à nova norma sobre saúde mental
Psicóloga explica o que muda com a NR 01 e os riscos para empresas que não se adequarem
Publicado: 26/05/2025, 12:56

Todas as empresas com funcionários no Brasil deverão implementar ações concretas voltadas à saúde mental de seus colaboradores. A mudança vem com a atualização da NR 01, norma regulamentadora que agora inclui o gerenciamento de riscos psicossociais, e que será obrigatória.
A psicóloga Marília Pires de Souza John, que possui certificação específica para implementação da NR 01 nas empresas, explicou em entrevista ao Viver Bem o que a nova norma representa. “As questões relacionadas à saúde mental sempre estiveram diluídas em meio a outras, como riscos físicos e biológicos. Agora, com a NR 01, elas ganham um espaço próprio e exigem atenção específica das empresas”, explica.
Entre os pontos que a norma abrange estão casos de assédio, burnout, excesso de trabalho, metas abusivas e desvalorização profissional. “É um avanço importante porque obriga as organizações a criarem um processo contínuo de diagnóstico, acompanhamento e prevenção desses problemas”, afirma Marília.
A norma exige que as empresas tenham um profissional de psicologia capacitado para liderar esse processo. “O ideal é que seja um psicólogo certificado, que possa fazer o diagnóstico e o acompanhamento anual. Não é algo pontual ou opcional: trata-se de um processo permanente”, esclarece a especialista.
Esse trabalho será feito em conjunto com setores como o RH e outras áreas de segurança do trabalho, formando equipes multiprofissionais com o psicólogo como figura central.
A não implementação da NR 01 pode gerar multas que variam de R$ 1.000 a mais de R$ 100 mil, dependendo da gravidade e dos riscos psicossociais presentes na empresa. “Além da multa, a empresa estará fora da lei, e mais do que isso, estará negligenciando o bem-estar dos seus colaboradores”, alerta Marília.
A regulamentação é resultado de três anos de estudos e debates, que identificaram um número alarmante de dias não trabalhados por conta de adoecimentos relacionados à saúde mental. “A NR 01 representa um marco: finalmente, a saúde mental do trabalhador está sendo tratada com a seriedade e prioridade que merece”, finaliza a psicóloga.
Para quem necessitar de uma consulta ou mais informações, a Marília atende no endereço Rua Quinze de Novembro, número 512, sala 25, Centro. O número para contato é (42) 9908-1097 ou pelo Instagram @psico.mariliapiresjohn.