window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.atualizamg.com.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Guartelá terá gestão compartilhada entre IAT e Prefeitura de Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Guartelá terá gestão compartilhada entre IAT e Prefeitura de Tibagi

Órgão ambiental ficará responsável pelas áreas de ecologia, pesquisa e proteção ambiental da Unidade de Conservação, enquanto a prefeitura, por meio da Secretaria do Turismo, cuidará do atendimento aos visitantes

Acordo pretende fomentar turismo sustentável e aumentar número de visitantes
Acordo pretende fomentar turismo sustentável e aumentar número de visitantes -

Matheus Gastaldon

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Instituto Água e Terra (IAT) formalizou, no início de julho, o Termo de Cooperação com a Prefeitura de Tibagi para a gestão compartilhada do Parque Estadual do Guartelá. O documento, assinado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, e o prefeito Artur Butina, estabelece que o IAT ficará responsável pelas áreas de ecologia, pesquisa e proteção ambiental da unidade de conservação, enquanto o município cuidará do atendimento ao público.

Um dos objetivos do acordo é, ao fomentar o turismo sustentável, fazer com que o número de visitantes, atualmente na ordem de 30 mil pessoas/ano, seja ampliado em 100%. "É uma parceria em prol do Paraná, em que poderemos melhorar a qualidade dos serviços ofertados, da preservação do meio ambiente, para atrair mais visitantes para o Guartelá. Isso vai gerar emprego e renda no entorno do parque, na própria cidade e intensificar o desenvolvimento sustentável", destaca Souza.

Diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto explica que a parceria seguirá o modelo adotado pelo órgão ambiental com outras prefeituras, como em Prudentópolis (Monumento Natural Salto São João), Curitiba (Bosque do Papa), Pato Branco (Vitório Piassa) e Jaguariaíva (Vale do Codó).

"A deste termo proporcionará ao visitante uma melhor qualidade no atendimento e também na infraestrutura oferecida pela Unidade de Conservação. Teremos um aumento na equipe do parque, com a adequação de espaços para melhor receber o público", explica Andreguetto.

Para o município, a gestão compartilhada é vista como uma oportunidade de incremento turístico na região. "O Guartelá é uma maravilha, e o tibagiano vai saber cuidar e zelar pelo parque. Desenvolver e divulgar esse ponto turístico tão significativo do Paraná", afirma o prefeito Artur Butina.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right