window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.atualizamg.com.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Estado investe para apoiar municípios com coleta de resíduos | aRede
PUBLICIDADE

Estado investe para apoiar municípios com coleta de resíduos

Entre as ações estão a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos

A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas
A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), reou R$ 26,3 milhões para as prefeituras dos municípios do Litoral intensificarem a coleta de resíduos sólidos durante a temporada do Verão Maior Paraná 2023-2024. A medida busca suprir a alta demanda da região em razão do aumento expressivo no fluxo de turistas.

Entre as ações estão a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos; desassoreamento e limpeza dos canais; além de atividades relacionadas à educação ambiental. O recurso permitiu também aos municípios instalarem biodigestores para evitar a possível contaminação gerada pelos banheiros químicos.

“A nossa preocupação sempre foi tornar o Verão Maior Paraná cada vez mais sustentável, por isso reamos às cidades do Litoral mais de R$ 26 milhões para serem investidos em limpeza pública. Para além das nossas belezas naturais, queremos que as pessoas visitem o Paraná também por causa da limpeza. Esse é um atrativo a mais que podemos oferecer”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Em Matinhos, por exemplo, o investimento por parte do Estado fez com que o número de coletores de lixo asse de 30 para 70 profissionais. Já a equipe responsável pela varrição da praia saltou de 40 para 120 pessoas. Ampliação de quadro pessoal que também foi acompanhada por novos equipamentos, com a incorporação de sete caminhões compactadores de lixo neste período do ano, totalizando 15 veículos.

“Um exército de pessoas foi contratado para fazer esse serviço de limpeza, com novos caminhões e equipamentos adequados”, diz Souza.

De acordo com a prefeitura de Matinhos, o lixo recolhido a de 55 toneladas/dia na baixa temporada para 140 toneladas/dia na alta estação, entre os meses de dezembro e março.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right