window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.atualizamg.com.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Mais de 80 pessoas participam de audiência para definir Plano Plurianual de Castro | aRede
PUBLICIDADE

Mais de 80 pessoas participam de audiência para definir Plano Plurianual de Castro

Outras audiências na cidade e no interior serão realizadas. Comunidade também poderá participar através de questionário on-line no site da Prefeitura

Lideranças municipais de Castro estiveram presentes na Audiência Pública
Lideranças municipais de Castro estiveram presentes na Audiência Pública -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais de 80 pessoas participaram na noite dessa segunda-feira (28) da audiência pública sobre as propostas do Plano Plurianual (PPA 2026-2029), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2026) de Castro, realizada no auditório do Centro da Juventude. Em grupos, a comunidade pôde sugerir ações a partir de eixos temáticos como saúde, educação e assistência social, entre outros. “Foi excelente. Aprendi coisa que nem imaginaria. Castro tem que crescer e povo precisa se aperfeiçoar e crescer junto”, disse o participante Luiz Prado, comerciante da vila Rosário.

Secretário de istração, Rodrigo Morais reforça que a elaboração das três principais peças orçamentárias do município contempla as proposições da comunidade. “Foi a primeira de uma série de consultas públicas previstas pela Prefeitura para ampliar a participação popular na construção dos instrumentos de planejamento e gestão da cidade. É uma das etapas previstas por lei para garantir a transparência e a participação social na elaboração do orçamento municipal”, indica.

Na avaliação do secretário de Governo, Ricardo Cardoso Filho, as demandas trazidas pela população estão alinhadas com o plano de governo. “A mudança que a gente busca na Gestão a por essa participação. São pessoas dedicadas a fazer diferença. A maior parte das sugestões que chegou, através dessas pessoas, já está contemplada nos nossos planos de ação, nos programas e projetos que já estão em andamento. Outras importantes contribuições serão adicionadas, com prioridade, em nosso planejamento porque representam a vontade da população”, confirma.

PRÓXIMAS ETAPAS - No dia 05 de maio, um questionário para que as pessoas possam opinar na gestão também será disponibilizado no site da Prefeitura (arede.atualizamg.com). Outras audiências públicas serão realizadas, na cidade e no interior, nos meses de maio, junho e julho. “Assim as pessoas apresentam propostas, demandas, falam quais são os problemas que estão verificando e o que sugerem de solução. Desta forma, acontece um planejamento automático entre o Poder Público e a população”, explica a economista da Prefeitura, Dulci Reis.

Segundo ela, o Projeto de Lei do PPA deve ser apresentado à Câmara de Vereadores até 30 de agosto, além da alteração da LDO, incluindo as metas, e a LOA, que deve ser enviada até 30 de setembro.

GALERIA DE FOTOS

  • Em grupos, a comunidade pôde sugerir ações a partir de eixos temáticos como saúde, educação e assistência social, entre outros.
    Em grupos, a comunidade pôde sugerir ações a partir de eixos temáticos como saúde, educação e assistência social, entre outros.
  • Em grupos, a comunidade pôde sugerir ações a partir de eixos temáticos como saúde, educação e assistência social, entre outros.
    Em grupos, a comunidade pôde sugerir ações a partir de eixos temáticos como saúde, educação e assistência social, entre outros.
 

ENTENDA - O Plano Plurianual é o instrumento que define diretrizes e objetivos do governo para um período de quatro anos, orientando políticas públicas e investimentos. Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece metas e prioridades da istração para o ano seguinte. Por fim, a Lei Orçamentária Anual indica a previsão de receitas e despesas do município para o ano, apontando onde os recursos públicos serão investidos.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right