window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-ERRS10WEKC'); var w = window.top, d = w.document, s = d.createElement("script"), h = d.head || d.getElementsByTagName("head")[0]; s.src = "https://tags.denakop.com/10883/arede.atualizamg.com.js"; s.type = "text/javascript"; s.async = true; s.setAttribute("data-cfasync", "false"); h.appendChild(s); Saiba como reduzir os riscos de lesão durante os exercícios físicos | aRede
PUBLICIDADE

Saiba como reduzir os riscos de lesão durante os exercícios físicos

Médico ensina a praticar atividades físicas de forma segura e constante e evitar riscos de lesão muscular

Para quem pratica exercícios apenas aos fins de semana, por exemplo, o risco é maior.
Para quem pratica exercícios apenas aos fins de semana, por exemplo, o risco é maior. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Praticar exercícios físicos contribui significativamente para a prevenção de doenças crônicas. Além disso, melhora a saúde mental e proporciona mais qualidade de vida. No entanto, sempre existe o risco de lesão durante as atividades.

Para quem pratica exercícios apenas aos fins de semana, por exemplo, o risco é maior. Por isso, é importante não subestimar a necessidade de incluir fortalecimento, flexibilidade e condicionamento físico na rotina de treinamentos, alerta o ortopedista Wander Ama, especialista em medicina do esporte.

O aquecimento e o resfriamento também precisam fazer parte do ritual dos esportistas. Além disso, explica o Ama, é fundamental escolher os equipamentos certos. “Além de reduzir o risco de lesões, o uso de equipamentos adequados ao esporte praticado pode aumentar o conforto durante a atividade, melhorando a experiência geral e incentivando a continuidade e regularidade na prática esportiva”, afirma.

Também é importante pegar leve, e não forçar os próprios limites. O médico reforça a necessidade de uma progressão gradual na intensidade e volume do treino. “O corpo precisa de tempo para se adaptar aos crescentes desafios impostos pela atividade física”, salienta o especialista.

Confira a matéria completa no portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right