Dinâmica contribui no ensino matemático em Ivaí
Manipulação de materiais concretos e formação de grupos contribuiu para maior compreensão de temas da área nas classes de quarto e quinto anos da Escola Bitu Mirim
Publicado: 23/05/2025, 07:20

As turmas de quarto e quinto anos da educação integral da Escola Municipal Bitu Mirim, em Ivaí, da professora Caroline Hneda Bilak, desenvolveram atividades que buscaram a compreensão dos conceitos de multiplicação e divisão por meio da manipulação de materiais concretos e da formação de grupos.
“Foram utilizados os cubos de encaixe para: representar a multiplicação como adição de parcelas iguais; compreender a divisão como distribuição ou agrupamento de elementos; resolver situações-problemas com apoio de blocos de montar; trabalhar o raciocínio lógico-matemático; promover a cooperação e o trabalho em equipe”, aponta a educadora.
A atividade foi realizada em pequenos grupos, conforme relata a docente, onde cada aluno recebeu blocos de montar (cubos), e uma ficha de atividades com situações que envolviam formar grupos com quantidades iguais.
“Durante a prática, os alunos utilizaram os blocos para representar os enunciados das questões. Exemplo: ‘Forme 5 grupos com 4 cubos cada’ ou ‘Divida 24 cubos em 6 grupos’. As representações visuais ajudaram os alunos a entenderem que multiplicar é juntar grupos iguais e dividir é separar em partes iguais”, conclui Caroline.