Aula do Vamos Ler e Unimed PG aborda vícios digitais em Imbituva
Pesquisas e reflexão sobre nocividade do uso errôneo do mundo cibernético, tema de videoaula da parceria, contribuiu de forma efetiva no quarto ano B da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão
Publicado: 23/05/2025, 06:40

O quarto ano B da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, da professora Eliete Camargo Heirich, desenvolveu um trabalho sobre os vícios cibernéticos e quais medidas para evitar esses problemas. A docente explica que a atividade contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa sobre o tema.
“O objetivo desse estudo é para que os alunos se conscientizem do uso excessivo de aparelhos eletrônicos, e encontrem meios de se organizar, ocupar-se com outras atividades e brincadeiras, e estipular um horário para uso de tela. O estudo começou com a interpretação da charge de um jornal, onde mostrava uma criança comparando seu cérebro com um celular”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Eliete, na sequência, ou a videoaula sobre os vícios digitais, o que permitiu que os alunos elaborassem trabalhos de pesquisa como: melhor horário para crianças e adolescentes dormirem; quanto tempo a criança pode ficar em frente de telas sem lhe causa prejuízo; como fazer uso da tecnologia a seu favor, sem se tornar um vício.
“Após apresentarem suas pesquisas para os demais colegas; elaboraram uma tabela com a distribuição de horários e tarefas a fazer, como leituras, criar fantoches, brincar e reduzir o tempo com o celular, alternando o tempo de tela entre uma atividade e outra. As pesquisas e textos escritos por eles foi colocado no expositor da sala de aula, para que os demais colegas tivessem o para leitura”, conclui a professora.
e o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.