Proposta interdisciplinar mobiliza educandos em PG
Tendo como foco dos estudos a composição do corpo humano, o quinto ano da Escola Otacília Hasselmann experienciou variadas formas de aprendizado e pôde expressar sua visão e conhecimentos adquiridos através de um jornal escolar
Publicado: 29/11/2024, 16:00

Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira, orientados pela professora Lorena Valentine Jesus de Andrade Brusamarello, participaram de um projeto de investigação científica sobre o funcionamento do corpo humano, que culminou na criação do jornal escolar “Otacília News”. Segundo a docente, a iniciativa integrou diferentes áreas do conhecimento e teve como base a pergunta norteadora “Do que o corpo humano precisa para manter-se bem e saudável?”, elaborada a partir dos interesses demonstrados pelos alunos durante os estudos em Ciências.
Durante as aulas e com o apoio do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC), os alunos levantaram hipóteses e realizaram pesquisas com base em revistas científicas, sites especializados e materiais pedagógicos. A cada tema investigado, diferentes estratégias foram utilizadas: na temática sobre o sangue, por exemplo, a turma recebeu a visita da farmacêutica bioquímica Josiane de Fatima Padilha de Paula, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que contribuiu com uma entrevista registrada pelos alunos. Já os temas da água, nutrientes e oxigênio foram abordados com a criação de maquetes interativas no LAC, enquanto os conteúdos sobre energia, imunidade e descanso foram trabalhados com miniaulas e uma palestra do professor de Educação Física sobre qualidade de vida.
GALERIA DE FOTOS
“O projeto contou com forte interdisciplinaridade. Em Matemática, os alunos trabalharam com medidas de comprimento, massa, capacidade e tempo, além de aprenderem a confeccionar gráficos a partir de dados coletados entre as turmas. Já nas aulas de Língua Portuguesa, a leitura do Jornal da Manhã permitiu aos estudantes conhecer a estrutura de um jornal e os gêneros notícia e reportagem. Com isso, surgiu a ideia da produção do “Otacília News: o jornal científico das crianças”, que reuniu reportagens e infográficos produzidos pela turma para compartilhar os aprendizados com toda a comunidade escolar”, destacou a educadora.
A culminância do projeto ocorreu no dia 4 de novembro, com a exposição dos materiais produzidos e a distribuição do jornal. “A atividade despertou grande interesse entre os colegas. A proposta contribuiu para o desenvolvimento da leitura, escrita, pesquisa, responsabilidade e trabalho em equipe, permitindo aos alunos se expressarem de forma criativa e crítica e assumirem um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem.”, complementou a professora.