Mapa da internet gratuita em PG tem 118 pontos de conexão
O serviço está disponível na cidade desde 2018, com a democratização de facilitar o o à internet
Publicado: 02/08/2024, 12:04

O projeto 'PG Conectada' está presente em Ponta Grossa desde 2018, visando promover um o à internet gratuita em locais públicos, para a população. Ao Portal aRede, a Prefeitura Municipal destacou que o objetivo principal é democratizar e difundir o uso da rede mundial de computadores para os munícipes, facilitando o o aos serviços online e também aos cadastros oferecidos pelo governo do Estado, que necessitam de uma rede wi-fi.
LOCAIS PARA CONEXÃO - A internet disponibilizada pelo programa está implantada em 118 pontos da cidade e não possuí um limite de tempo para o uso. Entre os locais onde o morador pode se conectar à rede gratuita promovida pelo projeto, estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ginásios de esportes, terminais urbanos e espaços culturais como o Cine Teatro Ópera, o Museu Villa Hilda, a Biblioteca Municipal, o Conservatório Maestro Paulino, etc. Confira todos os locais que possuem a rede gratuita clicando aqui.
COMO SE CONECTAR - Para ar a rede gratuita, basta ligar o wi-fi do seu aparelho e clicar na rede 'PG Conectada'. Na sequência, o usuário pode realizar um cadastro através do seu número de telefone celular e, em seguida, obter uma senha de o ou utilizar um cadastro já efetuado, pelas suas redes sociais como Facebook, Google, Linkedin ou X, antigo twitter. No caso de ser um usuário estrangeiro, o interessado pode utilizar a página de em inglês, para facilitar o seu cadastro de o.
EXPANSÃO PARA ÁREA RURAL - Conforme a prefeitura, o projeto está presente em diversos locais da área rural do município, onde a rede de internet teve viabilidade técnica de ser implementada. A instituição afirma que o estudo de implementação de uma nova rede de dados, em substituição a atual, já está em andamento. Esta novidade planeja dar sustentação, melhoria e ampliação ao 'PG Conectada', no final de seu ciclo.
INCLUSÃO DIGITAL - Segundo pesquisa feita pelo TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o o à internet aumentou no ano de 2023, com 84% dos brasileiros de 10 anos ou mais, que se conectaram a uma rede wi-fi.
Para o coordenador da TIC Domicílios 2023, Fabio Storino, quando os indicadores de atividades realizadas na internet e as habilidades digitais com o dispositivo de o são cruzados, é possível verificar uma grande diferença de aproveitamento das oportunidades digitais, pelas pessoas que am a rede exclusivamente pelo telefone celular. "Pesquisas acadêmicas também associam o uso de múltiplos dispositivos com o maior desenvolvimento de habilidades digitais", continua o especialista.
Atualmente, a internet possuí grande influência no dia a dia das pessoas, seja no trabalho ou nas escolas. Uma pesquisa, também produzida pela TIC Domicílios, ressalta que 82% das escolas brasileiras têm o à internet. O estudo ainda revela que a utilização de plataformas para atividades pedagógicas nas escolas em áreas urbanas aumentou de 22% em 2016, para 66% em 2020, devido à pandemia da Covid-19, porém, as plataformas online são utilizadas até hoje.
Sob supervisão de Mario Martins, com informações do g1