UPA Santana receberá R$ 2 mi por ano do Governo Federal
Recursos serão reados pelo Ministério da Saúde para fortalecer o atendimento em Ponta Grossa
Publicado: 24/01/2024, 15:29

O município de Ponta Grossa a a ter um avanço significativo na área da saúde com a habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana junto ao Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pelo deputado federal Aliel Machado (PV), juntamente com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (23).
A adição da UPA Santana ao sistema federal fortalecerá o atendimento e contribuirá para a melhoria dos serviços de saúde. Com o credenciamento, Ponta Grossa a a ter duas UPAs cadastradas no Ministério da Saúde. Além disso, essa ação representa um avanço financeiro considerável ao município. De acordo com o parlamentar, que apresentou a demanda ao Ministério da Saúde, Ponta Grossa receberá um ree anual permanente do Governo Federal de R$ 2,2 milhões.

“Com muito orgulho, estou novamente ao lado da nossa ministra, que vem trabalhando muito para recuperar a imagem do nosso Ministério da Saúde. E o trabalho pela nossa região continua. Além do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER), anunciado no ano ado, e da recepção aos profissionais do Mais Médicos, o Ministério habilitou o pronto atendimento Santana para receber recursos federais, transformando-a legalmente em uma UPA”, comemora o parlamentar.
Aliel destacou a importância desse credenciamento, ressaltando que essa ação é essencial para atender de forma adequada a demanda crescente da população ponta-grossense.
Com essa iniciativa, o deputado reforça seu compromisso de buscar melhorias na prestação de serviços de saúde. “Isso representa um o significativo na construção de um sistema de saúde mais eficiente para todos os cidadãos”, disse Aliel.
Já a ministra também destacou os avanços do Sistema Único da Saúde (SUS) na cidade. "Estivemos juntos em Ponta Grossa no ano ado, o que me causou muita emoção em fazer a recepção do Mais Médicos. Além de anunciar tanto o Centro de Reabilitação quanto outras iniciativas que vieram depois, como a UPA", disse Nísia. A ministra finaliza dizendo que seguirá fortalecendo o SUS de Ponta Grossa.
Com informações: assessoria de imprensa.