Trecho da BR-277 foi liberado parcialmente após deslizamento
Medida teve como objetivo restaurar o fluxo de veículos para o litoral paranaense
Publicado: 01/12/2022, 08:45

Após reunião técnica, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) decidiram pela liberação parcial da BR-277 na última quarta-feira (30), o que ocorreu por volta das 15h30.
A pista, atingida por deslizamento de terra em dois segmentos nos últimos dias, além da queda de rochas, ou por limpeza e melhorias, ficando liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá quanto no sentido Paranaguá – Curitiba.
A medida, defendida pelo DER-PR, visa a restaurar parcialmente o fluxo de veículos para o litoral paranaense, atualmente com bloqueios também na BR-376 e PR-410 (Estrada da Graciosa). Nesses dois casos, não há previsão de liberação.
Obras
No trecho atingido pela queda de rochas há pouco mais de um mês, o DNIT realizou contratação emergencial de obra de contenção do talude, um investimento de R$ 1,6 milhão.
Para os outros dois deslizamentos ainda serão avaliadas soluções. O Governo do Estado, por meio do DER-PR, se colocou à disposição do DNIT para dar e técnico, aporte financeiro ou mesmo para executar as obras, bastando somente uma definição do Governo Federal para início das medidas necessárias.
Guinchos
As equipes de operação de tráfego rodoviário do DER-PR estão presentes no trecho disponibilizando cones para sinalização de emergência, veículos de inspeção de tráfego, guinchos mecânicos e realizando a orientação ao usuário, garantindo que os desvios de tráfego no trecho sejam realizados com total segurança.
Atualizações sobre as condições de tráfego da BR-277 e demais rodovias do antigo Anel de Integração estão disponíveis em tempo real no Twitter do Centro de Operações Integradas (COI) do DER-PR - e aqui. Os serviços do DER-PR podem ser acionados pelo telefone 0800-400-0404, sendo inteiramente gratuitos.
Com informações: Agência Estadual de Notícias.