WEBSTORIES

Hora do eio! Seis cuidados necessários com os cães nesse momento

Que cão não ama o momento do eio, não é mesmo? Eles gostam tanto que parecem estar sempre esperando para ver seu tutor ir pegar a coleira. Isso sem contar que essa atividade ainda ajuda na saúde mental e qualidade de vida do animal.

FOTO: Divulgação.

Contudo, para que o bem-estar do pet seja mantido durante todo o trajeto, é preciso tomar certos cuidados. Pensando nisso, a profissional listou as principais recomendações para garantir um eio tranquilo e proveitoso com os cães.

FOTO: Divulgação.

Sempre utilize guia e coleira com identificação: Mesmo que o cão seja obediente e treinado, esses órios são indispensáveis para garantir sua segurança. A coleira com identificação facilita o reencontro caso ele se perca e ajuda a protegê-lo de situações de risco, como aproximação de insetos perigosos ou desníveis no caminho.

FOTO: Divulgação.

Cuide da saúde preventiva do pet: Sempre mantenha vacinas, vermifugação e o uso de antiparasitários externos em dia. Assim, o eio com o cão vai ser bem mais seguro, pois ele vai poder interagir com outros cãezinhos e mesmo com o ambiente sem o risco de contrair certas doenças.

FOTO: Divulgação.

Escolha os horários adequados, especialmente no verão: A exposição ao sol forte pode causar queimaduras, desidratação e até doenças de pele. O ideal é ear antes das 9h ou após as 17h, quando o chão está mais fresco. Um truque simples para testar a temperatura do solo é encostar o dorso da mão por alguns segundos: se estiver quente para você, também estará para o pet.

FOTO: Divulgação.

Leve água e petiscos: Em dias mais quentes (ou apenas em uma caminhada mais longa mesmo), não dá para ficar sem oferecer água ao pet. Além disso, os petiscos podem ser uma forma de repor a energia do bichinho ou aparecer como reforço positivo em certos momentos.

FOTO: Divulgação.

Respeite os limites do cão: Não há um tempo ideal de eio – cada pet tem suas próprias necessidades. Em alguns dias, ele pode querer caminhar mais; em outros, uma volta curta pode ser suficiente. Observar e respeitar o ritmo do cão torna o eio mais prazeroso para ambos.

FOTO: Divulgação.

Cuide da higiene ao voltar para casa Por fim, mesmo após o eio, alguns cuidados são necessários. As patas dos cães, por exemplo, vão acumular sujeira com o eio e, por isso, é preciso lavá-las com xampu neutro para cães depois. Em seguida, seque-as completamente para evitar problemas de pele. Manter os pelos das patas aparados também ajuda na higiene. Lembre-se: lavar sem secar adequadamente pode favorecer a proliferação de fungos. Informação: Alto Astral.

FOTO: Divulgação.

Clique no botão abaixo para ver mais webstories